Você sabe por que no dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher?
- Escritório Mario R. Dias
- 4 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2020
A data foi oficialmente definida pela ONU – Organização das Nações Unidas, no ano de 1975, no intuito de reforçar a luta das mulheres em busca de igualdade de gênero e de proteção contra a violência.
Antigamente, as condições de trabalho para mulheres eram muito piores que para homens, a diferença salarial era gritante e as jornadas de trabalho chegavam à 16horas. Antes disso, a mulher que trabalhava fora era mal vista, pois acreditavam naquela época que o papel da mulher era apenas de servir o seu marido.
Um marco importante na luta das mulheres foi a criação da Lei do Divórcio. Somente no final da década de 70 que a dissolução de casamento se tornou possível. Até então, as pessoas casadas continuavam com um vínculo jurídico até o fim de suas vidas. A Lei do Divórcio trouxe a possibilidade de que as pessoas pudessem não apenas casar-se novamente, mas especialmente que as mulheres deixassem de ser submetidas aos seus maridos em situações de abuso e violência.
No Brasil, um momento a se destacar ocorreu com a conquista das mulheres ao direito de Voto, no ano de 1932, e ainda assim, com algumas restrições: somente mulheres autorizadas pelos maridos, viúvas ou solteiras podiam ir às urnas. Para chegar ao modelo atual (em que homens e mulheres são iguais perante a lei), foram anos de luta.
Todavia, para além do ideal de igualdade estampado em nossa Constituição, ainda encontramos muitas empresas que discriminam as mulheres trabalhadoras por desejarem ser mães, sem falar nas diferenças salariais que ainda se destacam. Assim, ainda que a mulher seja mais protegida que outrora, o número de violência contra mulheres é exorbitante e a cultura machista permanece enraizada.
Contudo, temos muito a celebrar pelo que já foi conquistado até agora e neste dia 08 de março de 2020 o Escritório Mario R. Dias deseja a todas as mulheres um Feliz Dia Internacional da Mulher!
Comments